Blog

5 Dicas para melhorar a temperatura e qualidade do ar na sua empresa

O bom funcionamento de uma empresa depende de uma série de fatores, não apenas físicos como também clima organizacional, infraestrutura e dinâmica de trabalho. Mas de acordo com a pirâmide de Maslow, são as necessidades fisiológicas que determinam a maioria dos resultados que teremos no desempenhar das atividades em nossas vidas. Assim, sensações como fome, cansaço, sono, etc. nos causam desconforto tamanho que dificulta a realização até mesmo de tarefas simples do dia a dia.

O desconforto térmico – o frio e o calor – fazem parte deste grupo, e juntamente com a qualidade do ar que respiramos, impactam de forma bastante negativa no nosso cotidiano. Por isso, propiciar um ambiente com qualidade do ar adequada e climatização satisfatória pode afetar diretamente os resultados da sua equipe na rotina de trabalho da empresa. A melhoria da qualidade do ar comprovadamente resulta em maior produtividade e menor quantidade de dias de trabalho desperdiçados.

Por isso, separamos aqui 5 dicas para melhorar de vez a qualidade do ar e a temperatura no interior da sua organização:

1. Renovação do ar

Permita que o ar circule dentro dos ambientes de trabalho. Para isso, deixe portas e janelas abertas sempre que possível, ou pelo menos por alguns minutos durante os turnos, todos os dias. A corrente de ar que se forma quando o caminho está livre funciona muito bem para prevenir a disseminação de doenças, evitar odores de ambientes muito fechados e permitir que o ar se renove.

2. Limpeza

Ter uma rotina de limpeza frequente é fundamental. O aspirador do pó reduz os poluentes como ácaros, pólen e mofo, deixando o ambiente mais saudável de modo geral. Importante observar também que alguns produtos de limpeza possuem componentes em sua química que podem causar fadiga e até falta de ar a quem se expõe a eles. Vale pesquisar e ler os rótulos antes de fazer a escolha dos produtos a serem usados na limpeza das suas salas comerciais.

3. Ventilação

A eficiência do trabalho é diretamente influenciada pela sensação de calor dentro do espaço. Analise com cuidado qual a melhor solução para o ambiente da sua empresa; entre ventiladores, circuladores de ar e ar condicionados, muitas vezes o recurso mais inteligente é também o mais econômico. Procure conhecer as melhores alternativas para tornar a área o mais agradável possível, pensando na proporção do espaço existente.

4. Influência das cores

Sempre que for possível, na elaboração do projeto das suas salas, opte por móveis e paredes mais claros. As cores quentes e escuras, como preto, vermelho ou marrom absorvem com mais intensidade o calor e acabam dando ao ambiente a sensação de serem mais afetadas pelo sol e pelo abafamento. Paredes claras e diversos vidros colaboram com a claridade e proporcionam frescor.

5. Plantinhas

Existe uma série de plantas consideradas purificadoras de ar, pois têm a capacidade de absorver as toxinas existentes ao seu redor. São as consideradas plantas que limpam. Como exemplos temos o lírio da paz e a palmeira de bambu. Além disso, plantas como a babosa e a gérbera são conhecidas por transformar poluentes – até mesmo fumaça de cigarro – em nutrientes para seu sustento. Dois vasos em cada sala podem trazer ainda mais qualidade para o ar dentro da empresa.

Não deixe de dar atenção às simples estratégias que deixam o ambiente muito mais agradável e aumentam consideravelmente o aproveitamento do tempo de trabalho dos seus colaboradores. A simples instalação de um ventilador H.V.L.S. (High Volume Low Speed, ou grande volume e baixa velocidade) pode deixar a sensação térmica no ambiente até 6 graus mais baixa durante o verão. E, mesmo no inverno, o uso destes equipamentos permite a circulação do ar quente concentrado junto ao teto, deixando mais confortável o clima a quem está trabalhando, sem altos custos no gasto de energia.

A Elefant Ventiladores é a primeira e maior marca brasileira de ventiladores desenvolvidos por profissionais altamente qualificados para tornar qualquer ambiente fresco e agradável, através da movimentação de uma quantidade surpreendente de ar. Presentes em mais de 14 países, é líder no mercado de ventilação para conforto de pessoas e de animais.

Tenha um ambiente mais confortável com menor consumo de energia, gerando mais produção através da alta tecnologia dos ventiladores Elefant. 

Postado em on Sep 02, 2021

Compartilhe este post através:

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Continuar e Fechar