Blog

Economize energia e aumente sua produtividade na pecuária

Para manter o mundo suprido de alimentos, é preciso inserir inovação na agricultura e na pecuária. Está é a conclusão depois da divulgação de dados da Organização das Nações Unidas do Brasil de que até 2050 a população mundial provavelmente irá atingir mais de 9 bilhões de pessoas. Junto a isso, temos a urbanização crescendo e as exigências alimentares cada vez maiores devido ao crescimento da renda dos indivíduos.

Desafios da pecuária

Com o aumento da demanda, chegamos no momento em que a produção de alimentos enfrenta diversos desafios, sendo as mudanças climáticas um dos mais impactantes, já que interferem nos solos, na água e na saúde dos animais. Essas mudanças alteram a capacidade produtiva das fazendas, principalmente pela restrição de recursos naturais que fornecem a base da produção de alimentos e pelo calor excessivo, que prejudica a produtividade da pecuária.

Conforto dos rebanhos

Considerando o quanto nós, brasileiros, somos fãs do leite e da carne, parece ser a preocupação mais lógica que o produtor tenha é quanto ao conforto das vacas, porcos, galinhas e demais animais, independente da estação. Estudos comprovam que funcionários em situação de conforto são expressivamente mais produtivos e, pode acreditar, o mesmo vale para a pecuária. A maioria dos agricultores já pôde observar que gado confortável é sinônimo de gado produtivo, ainda que nem sempre consiga encontrar as melhores soluções para preservar os animais do calor no auge do verão. O gado leiteiro, por exemplo, é bastante sensível ao calor e acaba sofrendo muito. Ele não se alimenta direito, fica estressado e, por consequência, diminui a produção.

Amenizando as temperaturas – inverno e verão

O verão ainda pode afetar muito o consumo de rações, o ganho de peso e o desempenho reprodutivo, exigindo, portanto, estratégias que garantam sucesso na produção final. Os ventiladores H.V.L.S. (High Volume Low Speed, ou grande volume e baixa velocidade) são a solução ideal para os currais, já que podem deixar a sensação térmica no ambiente até 6 graus mais baixa durante o verão. Além disso, cobrem grandes áreas e trabalham silenciosos, sem incomodar os animais. A economia é facilmente observada quando comparado a outras formas de refrigeração na pecuária.

No inverno, acionar os ventiladores HSVL em velocidade lenta permite que o ar circule, devolvendo o ar quente para o chão e deixando a temperatura também mais agradável, reduzindo o investimento nas unidades de aquecimento. Somando a isso, outras questões agrícolas são positivamente alcançadas, como o controle da umidade, a qualidade do ar, a dispersão de insetos e pássaros e muito mais.

Buscar estratégias econômicas e eficientes na fazenda é o primeiro passo rumo ao crescimento e busca pela competição de forma lucrativa com a produção no primeiro mundo.

A Elefant Ventiladores é a primeira e maior marca brasileira de ventiladores desenvolvidos por profissionais altamente qualificados para tornar qualquer ambiente fresco e agradável, através da movimentação de uma quantidade surpreendente de ar. Presentes em mais de 14 países, é líder no mercado de ventilação para conforto de pessoas e de animais.

Tenha um ambiente mais confortável com menor consumo de energia, gerando mais produção através da alta tecnologia dos ventiladores Elefant.

Postado em on Sep 02, 2021

Compartilhe este post através:

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Continuar e Fechar